As primeiras flores do ano

Com a chegada do outono no final de setembro, as árvores da Califórnia ganham bonitos tons amarronzados, e pouco a pouco perdem todas as suas folhas, deixando uma trilha colorida pelo chão, que anuncia a chegada do inverno. Nas cidades onde neva, as paisagens tornam-se deslumbrantes cenários de Natal. Nos lugares onde não neva, os galhos desfolhados esperam pacientemente os primeiros sinais da primavera para brotar novamente. Olhando com atenção, as árvores que parecem sem vida estão começando a formar brotos já no final do inverno, aguardando o sinal da natureza para se transformar em um buquê de flores, no que as vezes parece acontecer da noite para o dia.

Com as temperaturas subindo a partir do meio de fevereiro, uma das primeiras árvores a anunciar o início da estação mais bonita do ano, é a árvore de amêndoas.

alt

Minha vontade de fotografar essas árvores tão bonitas começou após ver um documentário do Netflix (Rotten). Em um dos primeiros episódios, o documentário discute a importância das abelhas na polinização, e o transporte desses insetos para a Califórnia com o objetivo de aumentar a produção de amêndoas, na época do ano em que as flores estão transformando o cenário.

alt

Com um pouco de pesquisa para descobrir onde estão as plantações de amêndoas mais próximas de nós, traçamos um trajeto para procurar pelos agrupamentos mais bonitos da estação. Nosso trajeto focou na região próxima de Esparto, qu fica a aproximadamente 40 minutos de Sacramento, a capital da Califórnia. A época em que as flores brotam varia conforme o ano, e nesse ano, as chuvas de inverno e as temperaturas mais altas de fevereiro trouxeram as flores um pouco mais cedo do que o normal. Aproveitamos o final de semana, pegamos nosssas câmeras fotográficas e cruzamos os dedos na esperança de acertar a data do desabrochar.

alt

No caminho para um dos pontos em que eu esperava ver os agrupamentos de árvores floridas, já tivemos vários sinais de que as árvores estavam em sintonia com o aumento da temperatura: linhas e linhas de árvores repletas de flores brancas. Paramos o carro no acostamento e descemos para fotografar.

alt

Uma das árvores estava um pouco adiantada na produção, o que nos deu a oportunidade de ver como a amêndoa é in natura, ainda presa no galho da árvore. A produção de amêndoas em algumas das fazendas na região que visitamos é feita por famílias dedicadas à produção de orgânicos de qualidade. Os espaços abertos (a maioria das plantações de amêndoas não são cercadas), permite que animais silvestres circulem livremente. No nosso caminho de volta para a casa, pudemos ver da estrada um agrupamento de pássaros junto a um grupo de veados, se alimentando nas sombras das árvores.

alt

alt

Flores nos fascinam, nos encantam e nos fazem sorrir. Usamos as flores para declarar nosso amor e presentear com carinho as pessoas queridas. Sem dúvida o passeio compensou, e aumentou a vontade de planejar para o desabrochar das flores da primavera e do verão (próxima parada, campos de girassóis!).

alt

alt

Se estiver visitando a região nessa época do ano (meio de fevereiro a meio de março), vale a pena desacelerar a viagem, desviar das estradas principais e zigue-zaguear em torno das coleções de árvores de amêndoas. No último fim-de-semana de fevereiro, acontece o festival das amêndoas em Capay e Esparto (Yolo county), uma oportunidade para interagir com o pessoal local, enquanto visita os campos floridos.

alt

alt