Hambuger que não é hamburger

Para os vegetarianos e vegans ou até mesmo entusiastas da comida e pessoas preocupadas com o impacto ambiental causado pela produção de carne, existe um novo produto no mercado americano: o impossible burger. Um hamburger que não é feito de carne, mas tem características especiais que fazem com que ele seja superior em relação a outros hamburguers vegetarianos atualmente no mercado.

O impossible burger é um produto inovador da Impossible Foods, fruto de anos de pesquisa para conseguir chegar mais próximo da aparência, gosto e experiência de um hamburger tradicional. Só que ele não tem ingredientes de origem animal. Parte dos ingredientes inclui trigo, batatas e óleo de coco. Um ingrediente "mágico", no entanto, é o que faz com que o impossible hamburger se aproxime mais de um hamburger tradicional do que os seus competidores: o heme.

O heme está presente nas células e tem papéis importantes no corpo. Os pesquisadores da companhia descobriram que é o heme que contribui para a maioria das características que nós apreciamos no hamburger tradicional: o cheiro, o gosto, a aparência e aquele barulhinho que o hamburger faz quando está sendo frito. A experiência, portanto, fica muito mais parecida com a de comer um hamburger tradicional.

Os pesquisadores isolaram o gene (a instrução que a célula usa para produzir o heme) da soja e inseriram em uma levedura (como a usada para fazer pão, vinho e cerveja) para produção em larga escala. E a empresa ainda utilizou uma jogada de marketing muito inteligente: colocou seu produto à venda somente em alguns restaurantes dos centros mais badalados dos EUA, para serem preparados por chefs culinários para clientes que esperam comida de alta qualidade. New York, San Francisco e Los Angeles estiveram entre as primeiras cidades a receber a novidade. Mas atualmente, várias outras localidades já oferecem o hamburger, incluindo a cidade em que experimentamos o sanduíche.

Vale a pena conferir!

alt

Para saber mais, e descobrir as localidades que atualmente oferecem o impossible burger, visite o site da empresa.