Napa Valley durante a colheita

Entre Agosto e Outubro (final do verão na Califórnia) é a época da colheita das uvas em Napa e região. Fomos conferir duas vinícolas que ainda não tínhamos visitado no final de Setembro, para checar como é o movimento durante essa época: a Jacuzzi e a Sterling.

A Jacuzzi Family Vineyards fica localizada na região de Sonoma, e é uma das poucas vinícolas que ainda oferece experimentação gratuita de vinhos (e também de azeites de oliva e outros produtos relacionados). É um lugar muito bonito, com uma loja cheia de produtos e "lembranças" da região. No dia que visitamos o local estava sendo preparado para um casamento, então a parte de trás da vinícola ficaria inacessível durante a tarde. Isso é algo importante a se considerar ao planejar a viagem pela região nessa época. Com vários eventos acontecendo, algumas vinicolas fecham total ou parcialmente para quem não está participando do evento. Também pode ser uma boa ideia participar de alguma festa da colheita: os ingressos são vendido com antecedência nos sites das vinícolas.

alt

alt

alt

alt

Algo interessante nessa vinícola é que as videiras estão logo atrás do prédio principal, e é possível caminhar entre elas:
alt

A experiência do tasting foi muito interessante, e a atendente que nos serviu os vinhos era muito simpática, e até nos ofereceu gratuitamente algumas doses extras dos vinhos que eram (em tese) pagas a parte:
alt

Depois de almoçarmos no All Seasons Bistro, em Calistoga (Calistoga tem uma série de bons restaurantes para escolher), seguimos para a nossa próxima visita: Sterling Vineyards.

A Sterling Vineyards fica praticamente em frente à vinicola do Castelo (Castello di Amorosa), que já abordamos em nosso outro post. Pode ser interessante incluir as duas no mesmo dia, até porque Calistoga fica a aproximadamente 40 quilómetros ao norte de Napa (o que se traduz em algo em torno de 40 minutos de estrada, sem trânsito).

Para quem procura experiências turísticas diferentes, essa é uma boa opção de visita: são 30 dólares para subir até a vinícola dentro de uma gôndola, experimentar cinco vinhos diferentes, curtir a vista e visitar a área de produção dos vinhos. E as taças são brinde. Nessa época do ano, e nos finais de semana, filas podem ser esperadas para subir na gôndola: nossa espera foi em torno de 20 minutos, mas por conta do calor e baixa umidade, garrafas de água estavam sendo distribuídas gratuitamente, além de "chuveirinhos" lançando gotículas de água sobre nós. A vinícola também oferece experiências "extras" para quem está disposto a pagar mais. Menores de 21 anos pagam 15 dólares e menores de 3 anos não pagam nada.

alt

alt

alt

Ambas as vinícolas são experiências interessantes para incluir no seu roteiro, e, é claro, não menos importante, também tem vinhos bons.

A maioria das vinícolas em Napa e região fica aberta para visitação entre 10 da manhã e cinco da tarde, horário a partir do qual o trânsito fica consideravelmente mais intenso na área.

Para saber mais sobre Napa, não deixe de conferir também o nosso outro post sobre Napa e região. E não esqueça: se beber, não dirija ;)