Parques e festivais na Califórnia

Parques estaduais e nacionais

O Departamento de parques e recreação da Califórnia (California Department of Parks and Recreation) administra mais de 250 parques espalhados por todo o estado. O primeiro parque estadual estabelecido foi o Yosemite, em 1864. Os locais sob administração desse departamento incluem não só parques, mas também reservas naturais, praias, monumentos, áreas históricas ou de recreação, lagos e reservatórios, cidades fantasma, museus, centros de visitantes, campings, entre outros.

No site do grupo (em inglês) é possível encontrar todas as informações relevantes sobre o sistema de parques da Califórnia: localizacão de cada parque, telefone para contato, horário de funcionamento, regras de uso, preços de entrada, e até mesmo recomendações em relação ao clima do local.

Outro local com informações sobre os parques da Califórnia é o site do serviço nacional de parques dos EUA (National Park Service).

Em geral, os parques da Califórnia cobram uma taxa de entrada, por pessoa ou por veículo. Em alguns dias do ano, não é cobrada taxa alguma. Um desses momentos é a semana dos parques nacionais (de 16 a 24 de Abril em 2016). Além da entrada gratuita, também acontecem eventos especiais durante esse período.

Outro site (muito interessante, em inglês) para pesquisar que parque você deseja visitar é o findyourpark.

Festivais

Que tal conhecer as cidades da Califórnia durante os seus festivais? Muitas cidades tem festivais em alguns dias ou épocas do ano, e durante esse período eventos especiais acontecem. Pode ser um momento muito interessante (e único) para visitar o local.

A temática de cada festival varia significativamente. Em Davis, por exemplo, uma vez por ano durante um dia no início da Primavera acontece o Picnic Day, dentro da Universidade: um evento para reunir famílias e mostrar a universidade para a comunidade. As atividades variam desde desfiles e shows de mágica, até demonstrações de bandas marciais, jogos de futebol americano, danças, provas de vinhos, e tours pelo campus da Universidade. A maioria das atividades é gratuita, e os moradores da região costumam comparecer em peso ao evento.

Nós tiramos as fotos abaixo durante o Picnic day que aconteceu em Davis em 2016.

A banda marcial da Universidade iniciou o desfile:
alt

Seguida da apresentação das líderes de torcida:
alt

alt

E os mais diversos grupos da universidade e da comunidade:
alt

alt

alt

Até o Brasil estava representado:
alt

Durante o dia, muitas pessoas se reúnem nos gramados da universidade, próximos aos Food Trucks (bastante comuns aqui, e que estão cada vez mais populares no Brasil):
alt

Aquecimento da equipe de futebol americano que também se apresentou em um jogo durante o Picnic Day:
alt

Dá para adivinhar qual o evento que encheu o estádio abaixo durante o Picnic day?

alt

Durante o Picnic day, um dos eventos mais bizarros (e que faz um grande sucesso, e também inexplicavelmente divertido) é o Doxie Derby: uma corrida de cachorros.