Que animais poderei encontrar na Califórnia?

A fauna da Califórnia é diferente da do Brasil, e é muito interessante de conhecer, pois diversos filmes e desenhos animados da nossa infância são baseados nos animais que você poderá encontrar por aqui. Abaixo colocamos alguns exemplos e também dicas e precauções caso você tenha a sorte de encontrar um dos animais listados durante os seus passeios.

Lembre-se de que a recomendação é não alimentar os animais selvagens e respeitar o seu espaço.

Ursos

alt

Na Califórnia, o urso preto é o mais comum. Segundo o National Park Service existem hoje cerca de 300 a 500 ursos somente no Yosemite. Sua dieta é essencialmente vegetariana e sua capacidade de se adaptar a presença humana evitou que eles fossem extintos. A recomendação, ao avistar um urso, é manter distância. Caso esteja em uma área desenvolvida (hotel, camping, etc.), faça barulho, grite e levante os braços para assustá-lo. Evite deixar alimentos dentro do carro: você quer devolvê-lo inteiro na locadora de automóveis. Dirija devagar dentro dos parques: todo ano, em torno de 30 ursos são atingidos por carros somente no Yosemite.

Cuidado! ursos atravessando a rua!
alt

Pumas (leões da montanha)

alt

Podem ser avistados em algumas regiões da Califórnia. Aparições são mais raras, mas possíveis em locais como o Yosemite (ou, conforme indica a placa acima, em locais bem mais "próximos da civilização", como Vacaville). Caso você aviste um deles, a recomendação é não correr, levantar os braços e abrir jaquetas e casacos e estendê-los para parecer maior e mais assustador, manter contato visual (encarar o animal) e jogar galhos e rochas na direção dele, com o objetivo de assustá-lo.

Morcegos

Diversas espécies de morcegos podem ser encontradas nos Estados Unidos (assim como no Brasil!). Somente na Califórnia são 25 diferentes espécies. Eles tem importância ecológica e ocasionalmente os locais que eles escolhem para viver (quando dentro de uma área urbana) são demarcados para que você saiba da presença deles. Como morcegos podem transmitir doenças, evite tocá-los.

Tico-e-teco: esquilos

alt

Esquilos são muito comuns na Califórnia, e não é preciso ir até a floresta para encontrá-los: eles podem estar logo ali, na praça central da cidade, ou na árvore do outro lado da rua do hotel onde você estará hospedado. Existem diversas espécies, que variam conforme o local. O comportamento e hábitos de cada espécie também variam: alguns esquilos tem como habitat árvores, e podem ser seres mais solitários (e até briguentos!), enquanto outros preferem ficar no chão e vivem em comunidades mais "unidas".

Esquilos, assim como morcegos, também podem transmitir doenças, então resista à tentação de capturar um deles para apertar as bochechas (eles são muito fofos!!).

O coleguinha da foto abaixo fotografamos próximo de uma das cachoeiras do Yosemite. O esquilo parecia estar um pouco perdido ou em estado de meditação, pois quase não se mexeu por todo tempo que estivemos no local (até brincamos que ele estava considerando se pulava ou não na cachoeira). Essa espécie é bem diferente das que encontramos todos os dias na cidade onde moramos:
alt

O esquilo abaixo é mais comum onde moramos, e apesar de arisco, é mais fácil de fotografá-lo, quando ele desce das árvores para buscar as sementes que caíram no chão (enterrá-las e depois esquecer onde foi que enterrou). Esse em particular aproveitou que o dono da bicicleta não estava por perto e saiu para investigar a área (até perceber a minha presença e fugir):

alt

alt

Esse outro esquilo flagrado no Golden Gate park em São Francisco estava quase pulando no meu celular atrás de comida (apesar da placa claramente proibindo alimentar os animais, ele obviamente está mais do que acostumado à presença humana pela área:

alt

Pássaros

São mais de seiscentas diferentes espécies de pássaros na Califórnia, então, não deixe de olhar para o céu durante o seu passeio por aqui! Citamos alguns exemplos abaixo:

Perus selvagens: Algo curioso acontece em Davis, uma cidade universitária próxima à capital da Califórnia, Sacramento: perus selvagens são avistados com frequencia "atrapalhando" o trânsito na cidade. Em geral eles andam em bandos pela cidade mas ocasionalmente é possível avistar um ou outro que parece ter se perdido do grupo.

Esse aqui foi avistado circulando solitário pelo estacionamento de um condomínio:
alt

Abaixo um flagrante dos pássaros andando na rua:

Outro flagrante da família de perus:

Corvos e outros pássaros que andam em bandos: Extremamente barulhentos, os corvos parecem se reunir em determinadas épocas do ano (a partir do final do outono) às centenas, todos os dias, no nascer e pôr-do-sol, em alguns locais como Davis. É um fenômeno interessantíssimo de ser observado. Se a noite está meio nublada, parece o cenário de um filme de terror. Outros pássaros formam verdadeiras quadrilhas organizadas nos céus de locais como os campos de Napa.
alt

Gaivotas: na costa oeste e nas baías, as gaivotas são comuns e é relativamente fácil de fotografá-las. As gaivotas abaixo foram fotografadas em Bodega Bay, com a câmera do meu celular que não é das melhores, mas o fato do vento estar soprando contra a direção de vôo tornou as gaivotas lentas o suficiente no seu pouso para a imagem ficar boa:

alt

alt

Essa outra gaivota posou para a nossa foto, com São Francisco ao fundo:
alt

Marrecos, patos e afins: Próximos dos lagos em parques, patos e aves similares são muito comuns. A primeira foto foi tirada no Golden gate park, em São Francisco, e as seguintes, em Vacaville:
alt

alt

alt

Bambi

alt

Diversas espécies de veados podem ser encontradas nos campos da Califórnia, desde o litoral (como Monterey), até a Eastern Sierra (Yosemite, Mammoth Lakes).

A rena da foto abaixo foi uma surpresa para nós (e um belo presente de Natal) quando visitamos o Yosemite em Dezembro:
alt

Borboletas

Todo mês de outubro (até meados de fevereiro), centenas de borboletas monarcas são avistadas na região de Monterey, em meio a sua migração para climas mais amenos. Um dos locais para apreciar sua beleza é o Monarch Grove Butterfly Sanctuary.

Lobos, coiotes e raposas

Coiotes podem ser avistados em regiões como o Yosemite. A raposa vermelha da Serra Nevada é uma espécie ameaçada, considere-se com muita sorte se conseguir avistar um representante desse grupo.

O coiote abaixo estava seguindo o nosso grupo durante o nosso passeio no Yosemite (possivelmente atrás de comida). Sua presença causou um congestionamento dentro do vale por conta de turistas fotografando ao invés de dirigir.
alt

Coelhos

Ocasionalmente, e com sorte, você poderá avistar uma lebre selvagem nos campos da Califórnia. Essa aqui estava correndo dentro da universidade:

alt

Leões-marinhos

Leões-marinhos são a atração de São Francisco, entre o final de Julho e início de Maio, uma vez que eles formam hordas barulhentas pertinho do Pier 39, um dos locais mais famosos e mais frequentados por turistas na cidade. Os leões marinhos deliberadamente escolheram esse local para frequentar, pela abundância de comida e proteção contra predadores. Dessa forma, os donos de barcos que atracavam nessa área tiveram que ser relocados. A maioria dos leões-marinhos que frequenta o local são machos. Lembre-se: é proibido alimentá-los.

alt

Baleias

A rota de migração das baleias entre o Alasca e o México passa pelo litoral da Califórnia. Com sorte, e observando o oceano Pacífico nas épocas certas, você poderá avistá-las. Em geral, ao observar da costa, a melhor época é entre Outubro e Abril. Um dos lugares indicados para avistar baleias é Bodega Head, em Bodega Bay. Estivemos lá na época da migração do sul para o norte, em Março, quando as baleias mães trazem seus novos filhotes de "volta para casa", mas não tivemos a sorte de avistar nenhuma baleia. Outros locais incluem Mendocino, San Diego, Point Reyes National Seashore (próximo de São Francisco), e Moss Landing (norte de Monterey). Também é possível pagar para um tour de barco para vê-las mais de pertinho.

Bisão

Os bisões de São Francisco não são selvagens. Eles vivem dentro de uma área cercada no Golden Gate Park. Nem por isso são menos famosos:

alt

alt

Lontras

Lontras já foram avistadas nadando livremente nos canais de água de Davis, CA.

Deixando pegadas

Olhando a foto abaixo, que animal você acha que passou por aqui?
alt