Região leste do Yosemite: Mammoth Lakes e June Lake

A região leste do Yosemite é uma área menos conhecida, até mesmo pelos californianos, mas uma exelente opção para incluir no seu roteiro de viagens pela Califórnia.

Durante o verão, parte do outono e primavera, essa área pode ser acessada facilmente pelo Yosemite National Park, seguindo a estrada Tioga road. A Tioga Road é fechada no inverno, assim como várias estradas ligando leste à oeste na região montanhosa da Sierra Nevada. O acesso à região de Mammoth Lakes e June Lake, portanto, durante o inverno, é somente pelo norte (I-50, I-88) ou sul (I-14, HWY 395). Dessa forma, dependendo do seu ponto de partida, o tempo de viagem pode variar consideravelmente com o mês escolhido para a viagem. Nós ficamos impressionados ao descobrir que existe um aeroporto nessa região, uma boa alternativa para aqueles que preferem não dirigir: o Mammoth Yosemite Airport. A empresa Alasca Airlines tem voos partindo de Los Angeles e San Diego.

Mammoth Mountains conta com um resort de esqui que tem uma das mais longas temporadas da Califórnia, mas também a maior circulação de pessoas e os maiores preços entre os locais que visitamos. O acesso à montanha pode ser feito de carro, mas o estacionamento não comporta o número de veículos que frequentam o local na alta temporada, portanto é necessário pegar um shuttle (ônibus gratuito que leva para a área de esqui), a menos que você chegue extremamente cedo.

Para quem não tem medo de alturas, o resort de esqui conta com um teleférico e não é preciso querer esquiar para subir e conferir a vista do topo da montanha (se o tempo ajudar):
alt

Mammoth Lakes é uma das maiores cidades da região, porta de acesso às montanhas de esqui e também aos lagos e trilhas da região. Mais informações (em inglês) podem ser obtidas no site da cidade.

June Lake também conta com uma estação de esqui, porém, de temporada mais curta. Lugares para se hospedar nessa região são abundantes. Outra opção de hospedagem é em Lee Vining, área próxima tanto de June Lake como do início da Tioga pass, a estrada que liga essa região ao Yosemite Valley. Nós conseguimos uma boa promoção em um hotel em Lee Vining durante o inverno.Vale lembrar que as estradas podem ser perigosas durante o inverno devido a neve. Para mais dicas confira o nosso post sobre precauções ao viajar no inverno.

Águas termais: as hot springs

Na região há também inúmeras hot springs, áreas nas quais águas subterrâneas emergem para a superfície em temperaturas altíssimas. Algumas dessas áreas tem acesso restrito e não é possível entrar nos lagos. No entanto, outras áreas receberam uma infra estrutura mínima para que a água fervente que brota para a superfície esfrie até atingir temperaturas agradáveis (até mesmo no inverno!).

Vale a pena conferir algumas dessas hot springs durante a sua visita.

Travertine Hot Springs: próxima da cidade de Bridgeport, e de fácil acesso, com vistas exuberantes das montanhas. É possível se banhar nas piscinas, se você conseguir um espaço livre. O uso de roupas não é obrigatório e há banheiros no local.

Na foto abaixo é possível conferir os caminhos escavados para que a água fervente percorra e resfrie até atingir as piscinas:
alt

alt

alt

Buckeye Hot Springs: mais afastada, com acesso mais complicado, mas também menos frequentada. Tem uma aparência mais natural, pois as piscinas de águas mornas são formadas ao lado do rio, demarcadas com as pedras do próprio rio. Não há banheiros no local e também não há sinal de celular. Há um pequeno local para estacionar o carro, e é preciso descer um trechinho da montanha para encontrar as hot springs.

alt

Hot Creek: esse é um dos lugares em que é proibido entrar na água. Apesar disso, é um local muito bonito e de fácil acesso a partir de Mammoth Lakes.

As fotos abaixo mostram o vapor d'água formado pelas águas ferventes brotando no solo:
alt alt alt

O local visto de cima:
alt

Scenic loops

Scenic loops são ruas que começam e terminam praticamente no mesmo ponto, ou seja, formam um loop. São ótimas opções de desvio das estradas principais, pois tem paisagens exuberantes. Na região há duas dessas estradas: Mammoth scenic loop e June Lake loop. Elas podem fechar durante o inverno, mas nós tivemos a sorte de encontrar o loop de June Lake ainda aberto, mesmo no fim de Novembro. Foi a primeira vez que vimos um lago congelado: O Silver Lake.

Andando perigosamente sobre o lago congelado (não recomendamos! pode ser perigoso!):
alt

alt