Yosemite: um dos lugares mais belos da Califórnia

O Yosemite é um dos lugares mais bonitos para visitar na Califórnia, em especial para quem aprecia a natureza. O verão é a época mais popular, e também com maiores congestionamentos, em especial no Yosemite Valley. Os hotéis dentro do vale podem ser caros e difíceis de conseguir vagas, mas há boas opções nas cidades próximas, como Mariposa e El Portal. A desvantagem é que não há sinal de celular em El Portal. Para evitar trânsito a dica é chegar o mais cedo possível no vale. Nós pegamos um congestionamento de mais de uma hora no inverno (baixa temporada) as duas da tarde em um trecho que levou 10 minutos no dia seguinte as oito da manhã.

Durante o inverno, correntes para os pneus são requeridas (e necessárias!), pois é assim que você encontrará as ruas do vale:

alt

Confira mais dicas sobre dirigir no inverno em nosso outro post.

Dentro do vale há sinal de celular, mas em vários trechos das estradas de acesso ao vale não há. Caso esteja usando o Google maps para rotear o caminho, faça isso enquanto há sinal. Salve alguns mapas offline também, e familiarize-se com eles. Carregue lanches e água com você, para o caso de um congestionamento inesperado.

Na entrada do parque você receberá um jornal com a programação e dicas sobre o parque, que também podem ser visualizadas antecipadamente no site. O site do National Park Service contém praticamente tudo o que você precisa saber sobre o parque, e algumas das dicas que vamos tratar nesse tópico, então se o seu inglês está afiado vale a pena conferir o site antes de planejar a sua viagem.

O mapa abaixo mostra um zoom sobre o Yosemite Valley, e alguns dos pontos turísticos de interesse:
alt

A entrada do parque é cobrada por veículo, mas há taxas individuais para excursões, por exemplo. Também é possível adquirir um passe anual. A entrada é válida por uma semana, o que é uma vantagem caso você esteja hospedado fora do vale.

alt

No inverno, algumas estradas do parque estão fechadas para veículos, mas é nessa estação do ano que o Badger Pass Ski area abre para esportes de inverno. Esse é um dos locais mais acessíveis (em questão de custo) para esquiar que conhecemos na Califórnia. Mais informações podem ser obtidas no site. Nós não chegamos a esquiar neste parque, mas visitamos o local para uma caminhada na neve (snowshoeing) com os rangers, a qual é oferecida gratuitamente durante o inverno. A caminhada é guiada, dura em torno de duas horas e oferece algumas das vistas mais bonitas do vale no inverno.

Vista do Badger pass:
alt

Caminhada guiada gratuita com os rangers no Badger pass:
alt

Várias atividades são oferecidas pelos rangers durante o ano todo, por isso é interessante conferir a programação no site ou no jornal entregue na entrada do parque.

Equipamento para snowshoeing fornecido para a caminhada (note que um tênis iria molhar, aqui eu estava usando uma bota a prova d'água):
alt

O Yosemite é um destino popular para quem gosta de acampar e fazer trilhas. De Abril a Setembro as áreas de acampamento enchem rapidamente, e em alguns casos é necessário reserva antecipada.

Glacier point é o local com a vista mais bela do vale. No entanto, a estrada é longa e repleta de curvas, e fecha durante o inverno. Calcule aproximadamente uma hora para atingir o topo. Durante a alta temporada, pode ser preciso pegar um shuttle (transporte gratuito) para seguir até o topo, pois o estacionamento lá em cima é pequeno.

Outro lugar com uma bela vista é Tunnel View.

alt

As sequoias gigantes podem ser vistas tanto em Mariposa Grove (que infelizmente ainda não pudemos visitar pois está fechado para restauração) como em Tolumne grove. Lembre-se que a trilha para ver as sequoias em Tolumne grove é mais cansativa na volta (subida) do que na ida (descida), mas vale a pena. Há troncos de sequoias nos quais você pode entrar, inclusive. Diversão garantida para as crianças. Vá com calma, leve água e não esqueça da câmera fotográfica. Tolumne grove é acessível tanto no inverno quanto no verão, e a paisagem muda completamente conforme a estação do ano. As fotos abaixo foram todas tiradas em Tolumne Grove, algumas em Dezembro e outras em Julho. Dá para perceber a diferença?

alt

alt

Bridalveil Fall é uma cachoeira facilmente acessível durante todo o ano, e também muito bonita.

alt

Durante o fim do verão, em especial em verões secos, o volume de água é reduzido e estimula os turistas a escalar as rochas até uma área da cachoeira em que uma espécie de lagoa é formada. As placas não recomendam a escalada, porém não há ninguém impedindo (vá por sua própria conta e risco). Nós subimos no verão, e a foto abaixo mostra a vista de cima da cachoeira:

alt

Também é lá de cima que é possível conferir formações rochosas curiosas. Você consegue identificar a cabeça de índio na foto abaixo?

alt

No inverno o volume de água é reduzido, e boa parte dela congela, resultando em paisagens deslumbrantes:

alt

alt

Dentro da área do vale também há paisagens deslumbrantes para qualquer lado que você olha, e vale a pena estacionar o carro e fazer uma caminhada em uma das inúmeras trilhas e caminhos nessa área.

alt

alt

alt

alt

Também é no Yosemite que você poderá ter a chance de receber a visita de animais inusitados. Quer saber o que você poderá encontrar? Não deixe de conferir o nosso post sobre os animais da califórnia.